Metodologia Lean – Entenda a origem e o conceito do LEAN
A metodologia Lean é um conjunto de conceitos e hábitos da gestão Japonesa utilizado na década 1980 que definem o sistema de produção da Toyota. A tradução de lean para o português seria “Enxuta”, que nada mais é do que um, pensamento enxuto, o corte de qualquer processo que causa desperdício e não resulta valor ao cliente, como matéria-prima em abundância, grandes estoques de produtos prontos e o deslocamento desnecessário de recursos, sejam eles materiais ou humanos.
Sendo assim, se ganha relevância por ser um método que investe unicamente no uso de nada além do que os recursos necessários para um trabalho específico.
No contexto histórico, sabe-se que o Japão perdeu a 2° guerra mundial e precisava se reconstruir economicamente, politicamente e socialmente. A recém-chegada da Toyota Motor Corporation no mercado de trabalho contribuiu para a evolução do país que mesmo mediante suas limitações, renovou-se um modo de trabalho, o qual não necessitava de altos estoques, o qual manteria um fluxo de caixa constante e que conseguisse atender às altas demandas.
Criava-se nesta década uma nova essência de trabalho, visando revisar todos os processos de produção que não traziam valor aos olhos dos clientes, sendo assim foram definidos categorias de desperdícios que deveriam ser evitados a todos os custos:
- Espera: De equipamentos, pessoas e informações.
- Transporte: Toda locomoção de material que não inclui valor ao produto.
- Movimentação: Qualquer tipo de deslocamento de pessoas que não agrega valor ao produto.
- Intelectual: A falta de capacitação e treinamento, equipamentos inadequados, má destinação e estações de matérias e a falta de sistemática de movimentação.
- Defeito: Qualquer irregularidade traz prejuízos à empresa, seja pelo reparo, retrabalho ou, até mesmo a perda do cliente.
- Excesso de estoque: Matéria-prima é importante, e deixar ela estocada, significada deixar o capital da sua empresa estático.
- Excesso de produto final: O produto final parado também significa dinheiro parado.
- Mau ou super processamento: Operações que não agregam valor ao produto e/ou ao cliente.
Logo, os colaboradores que aderem a esta filosofia terão resultados destes processos em longo prazo que beneficiam não apenas a redução dos desperdícios, mas sim na progressão da produtividade, maior competitividade e ambiente de trabalho rápido e organizado.
Com o trabalho otimizado, sem exageros é realizado com uma maior qualidade, preciso e com menos desperdício de matéria-prima. Os associados se motivam por não ficarem inativos, tornando-se mais produtivos por prestígio direto nas mudanças dos próprios processos.
A superintendência por sua vez fica contente por ter resultados mais claros de suas atividades que devem ser feitas e cobradas. E, por fim, o aumento no lucro e nos bons resultados.